quarta-feira, 29 de junho de 2011

Xô Celulite!!!

Temida pela maioria das mulheres, a celulite é uma alteração no tecido gorduroso e na microcirculação abaixo da pele, o que gera a formação de traves fibrosas entre as células de gordura. Essas traves costumam retrair, tracionam a pele e formam depressões e ondulações com aspecto de casca de laranja.


De acordo com a fisioterapeuta Camila Cheloni, membro da equipe do Centro de Estética da Clínica Alan Landecker, esse processo resulta da soma de vários fatores: o estrógeno (hormônio feminino), o sedentarismo, os problemas circulatórios, a alimentação inadequada, a genética, o álcool, o cigarro e o estresse. Como o estrógeno é o principal fator desencadeante do problema, a celulite afeta, principalmente, as mulheres.
As ondulações de celulite localizam-se, por ordem de frequência, na face medial e posterior de coxas, região glútea, face anterior e lateral de joelhos, abdômen, braços e ombros. De acordo com Camila Cheloni, diversas são as formas de tratamento, sendo que a eficácia dos programas depende de uma avaliação detalhada, estágio da celulite, que pode variar do grau 1 ao 4, segundo sua aparência e gravidade. Além disso, também é considerada a disposição da paciente em colaborar com hábitos diários de prevenção e manutenção, como a prática de atividade física, boa alimentação, ingestão moderada de bebidas alcoólicas e erradicação do tabagismo. Os resultados são vistos em longo prazo e o paciente deve ser informado de que não existe a cura total para este problema. O objetivo é melhorar os aspectos estéticos e visuais da região afetada.


Qual o grau da sua celulite?

Grau 1: sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado. Porém, ao pinçar a região surgem as ondulações e depressões. Existe uma alteração do tecido adiposo, mas que não compromete a circulação.


Grau 2: ondulações e depressões visíveis à palpação, com endurecimento do tecido, mas ainda sem dor. Existe uma alteração circulatória, o sangue e a linfa ficam represados e ocorre um edema intercelular.


Grau 3: ondulações e depressões são aparentes mesmo sem a palpação. Apresenta o aspecto “casca de laranja” e a região fica dolorida. A fibrose se instala e compromete a circulação. Podem aparecer vasinhos, microvarizes e cansaço nas pernas.


Grau 4: ondulações, rugosidades, depressões e vasos comprometidos visivelmente. Fase considerada grave, fibras mais duras com nódulos e circulação prejudicadas. Pernas inchadas e doloridas.



Você está em algum desses graus de celulite? Não se desespere, existem diversos tratamentos para isso.

Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática favorece o tratamento da celulite, pois auxilia na diminuição da retenção de líquidos, uma das principais causas da alteração no tecido gorduroso. Frequência: Duas vezes na semana em associação com outros tratamentos. Em média 10 sessões e/ ou para manutenção ao longo da vida.

Rádio Freqüência

Rádio Freqüência promove o aquecimento das camadas do tecido subcutâneo e produz fibras de colágeno que fortalecem a derme contra invasão de adipócitos e estimula a lipólise, que reduz o volume das células gordurosas ao mesmo tempo em que melhora a circulação do sangue na área do tratamento. A combinação de freqüências múltiplas e terapia de vácuo intensificam o tratamento e facilitam a penetração mais profunda no tecido, possibilitando um tratamento mais efetivo da celulite. Frequência: 1 vez na semana. De 06 a 08 sessões.

Ultrassom

Ultrassom é um aparelho que emite ondas que provocam a quebra das células de gordura. Elimina as toxinas e estimula a circulação sangüínea. Frequência: 02 vezes na semana. De 10 a 20 sessões.

Endermologia Vibratória

Endermologia Vibratória é o mais novo conceito de endermoterapia, sem sucção e sem causar flacidez. Seu novo sistema, que atua como modelador, promove uma massagem tecidual profunda. Indicada para o tratamento de celulite e gordura localizada, pois ajuda a eliminar os depósitos de gordura decorrentes da circulação deficiente. O mecanismo de ação é a mobilização das cápsulas de gordura no tecido, que são depois absorvidas pele corrente sanguínea e linfática. Atua por meio de movimentos circulares, vibratórios e de micropercussão, sem causar dor ou traumas, aumentando assim a firmeza e elasticidade de pele, atenuando imperfeições, relaxando e aliviando a fadiga e tensões musculares. A ação giratória do cabeçote é capaz de combinar ações paralelas e verticais no tecido, aumentando a oxigenação tecidual, retirada de toxinas dos tecidos e melhorando o aspecto da pele. Pode ser associada à utilização de cremes lipolíticos para diminuição de gordura local e celulite. Freqüência: 02 a 03 vezes na semana. De 10 a 20 sessões.

Subcisão, lipoaspiração e carboxiterapia

Subcisão, lipoaspiração e carboxiterapia: entre os métodos invasivos/cirúrgicos, citamos principalmente a subcisão e a lipoaspiração. O primeiro consiste da quebra das traves de fibrose por meio do uso de uma agulha específica. A lipoaspiração, além de romper as traves, elimina depósitos de gordura localizada. Infelizmente, o benefício destas técnicas pode ser temporário, com recidiva do quadro após certo tempo. Entre os métodos invasivos, a carboxiterapia é estudada como novo método de tratamento. Porém, ainda não existem evidências absolutas em relação à eficácia e segurança deste método a longo prazo. Freqüência e número de sessões variam de acordo com cada paciente.

Se você não tem celulite, ou já teve, se cuida gata! Fuja das celulites!
Como?
Cuide da sua alimentação, não beba, não fume e pratique exercícios, assim, você evitará essas vilãs, que são as celulites.



Fica a dica meninas!
Super beijo!

2 comentários:

  1. Ótimo post.
    Celulite é um dos maiores, ou o maior problema feminino!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Ingrid, ô coisinha chata essas celulites, viu? rs

    Beijos!

    ResponderExcluir